Apresentação do Curso de Doula

Tem alguma dúvida? Ligue já!

707-507-607

Transcrição:

Atendimento à gestação, ao parto e ao pós-parto

Para o período gestacional, aprenderá a dar os seguintes suportes: informativo, educacional, pedagógico, emocional, psicológico e fisiológico. O que é fisiologia na gestação? É o estudo de três tópicos: Hormonas, Mudanças e Comportamento da gestante.

Hormonas:

 Irá aprender como tratar e informar as gestantes sobre as alterações hormonais, como a hormona da ocitocina (que representa a hormona do amor) e do hormona da adrenalina (que representa o hormona do medo).

Essas hormonas têm trabalhos antagónicos, ou seja, não trabalham em conjunto.

Mudanças:

Aprenderá sobre as mudanças do mecanismo das pelves, dos músculos e da estrutura óssea da gestante.

Comportamento da gestante:

Falaremos sobre as alterações químicas do corpo, desde a gestação até ao puerpério.

Quando abordamos a parte psicológica e emocional, trata-se do apoio a distúrbios de comportamento, gerados devido à carga hormonal e química a que o corpo é exposto, bem como às alterações corporais promovidas pela gestação.

Parte Informativa, Educacional e Pedagógica

Complementamos com as partes principais do trabalho da Doula, que são: informativa, educacional e pedagógica.

Pedagógica:

Como transmitir e instruir conhecimento à gestante.

Educacional:

Mostrando que o protagonismo é da gestante e não do sistema médico hospitalar, resultando em que ela seja condutora de seu próprio parto.

Informativo:

Passando à gestante e aos seus acompanhantes (maridos, amigas, parentes ou alguém da escolha da gestante), as fases do trabalho de parto, os protocolos hospitalares necessários e desnecessários, tanto com a parturiente como com o bebé, induções e intervenções médicas, preparação para a amamentação entre outros assuntos, sendo passadas informações oriundas dos principais órgãos de saúde.

Parto:

Preparação anterior ao parto (trabalhos de indução natural para o parto, exercícios para o alívio da dor, no final da gestação, chá de bençãos (trabalho para estímulo e libertação das hormonas necessárias para o parto, executando massagens e escalda-pés com ervas e desenho do bebé na barriga, meditação para o relaxamento).

Entrando na fase do parto:

Ensinamos os sinais indicativos como a fase ativa do trabalho de parto, a decisão do momento de ir para o hospital, a sequência e a contagem das contrações, os processos de secreção, a movimentação fetal, o rompimento de bolsa amniótica, o período expulsivo e a dequitação placentária.

Pós-parto:

Acompanhamento (avaliação física e psicológica) e suporte para amamentação; Processo educacional-prático de amamentação; Auxílio da dequitação placentária (estímulos de nascimento da placenta “expulsão”); Avaliação física e psicológica; Avaliação da carga hormonal (comportamento); Amamentação; Massagens “In loco” para alívio da apojadura (empedramento
nas mamas); Avaliação do relacionamento mãe x bebé (baby-blues, angústia, cólicas e processos educacionais para a eliminação delas.

Avaliação da rede de apoio:

Palestras e reuniões educacionais

Assuntos gerais:

Preparação intelectual, ética e comportamental para Doula (Cultura do parto, ética da Doula e a sua assistência ao parto, evitando violências obstétricas, humanização do parto,
recomendações da OMS, a bolsa da Doula, Doula x Parteira, métodos de alívio da dor não farmacológicos no trabalho de parto, Certificação, Legislação.

Sobre doulas PORTUGAL

Doulas Portugal é uma instituição que deseja ensinar às mulheres sobre a doulagem e informar todas aquelas que necessitarem acerca dos seus direitos no parto e pós-parto. Criar uma rede de apoio feminina a fim de proporcionar melhores experiências no processo gestacional e de amamentação. Mudar a cultura do nascimento no mundo, ajudando a dar um novo significado ao ato de parir e mostrar a cada uma que elas mesmas podem ser protagonistas do seu próprio parto.

O nosso curso tem como objectivo acabar com mitos da maternidade e obstetrícia, trazendo informações baseadas em provas científicas. 

Turmas, locais, carga horária, investimentos e empreendedorismo:

Turmas:

Número de pessoas limitados para o melhor aproveitamento do curso.

Locais:

Confortáveis, equipados com projector ou tv, com material didático -pedagógico.

Carga horária:

Total de 180h, com 36h de aulas presenciais e 144h de suporte online, vídeoconferência, WhatsApp, telefone, e-mail etc.

Investimento:

650 parcelado em até 10x no cartão ou 520 à vista

Empreendedorismo:

Será disponibilizada a plataforma tecnológica DOULAS PORTUGAL aos
formandos, com total apoio operacional, administrativo e
atendimento.

Abrir Whatsapp
Necessita de Ajuda?
Olá!
Podemos ajudar-te?